Escrito por Ben em Informações Gerais
Poste o título sobre a imagem da bola de futebol
O futebol foi formado e moldado ao longo de sua história na versão moderna que conhecemos e amamos hoje. O futebol existe em diferentes versões há centenas de anos e tem uma história excepcionalmente fascinante. Neste artigo, vou levá-lo através de momentos-chave da história do futebol e mostrar como o futebol se desenvolveu até se tornar o fenômeno global que vemos hoje.
A história do futebol remonta a quase 2.000 anos, na China antiga. Desde então, os arqueólogos encontraram evidências de versões antigas do futebol em registros de todos os continentes. Mas foram os britânicos que transformaram o futebol no jogo que jogamos hoje, quando formalizaram um conjunto de regras no século XIX.
Desde então, o futebol transcendeu fronteiras, amenizou diferenças e uniu pessoas em torno de uma paixão comum.
O futebol desempenhou um papel central em vários acontecimentos geopolíticos importantes da história moderna e até funcionou como um campo de batalha por procuração no qual os direitos das mulheres foram conquistados.

As origens do futebol
Estima-se que mais da metade da população mundial sintonizou para assistir à última Copa do Mundo de futebol. Portanto, é seguro dizer que pessoas de todo o mundo amam futebol.
O futebol, como os fãs conhecem o esporte fora dos Estados Unidos, é possivelmente o esporte mais popular de todos os tempos.
Mas como tudo começou?
A história do futebol começa há mais de 2.000 anos na China, com um jogo conhecido como Cuju. Os historiadores acreditam que o Cuju é a versão mais antiga do futebol já praticada. Cuju se traduz literalmente como “kickball”, e o jogo envolvia chutar uma pequena bola de couro em um pequeno buraco de cerca de 15 polegadas de largura.
O primeiro registro do Cuju remonta a cerca de 255 aC, quando o registro histórico da Dinastia Han mencionou o jogo. Embora alguns historiadores acreditem que o jogo existia na China antiga muito antes, talvez já em 5.000 aC.
Cuju também foi provavelmente a primeira versão do futebol a se espalhar internacionalmente. De acordo com outros registros da Dinastia Han, um jogo de Cuju foi disputado entre a China e o Japão em aproximadamente 50 AC.
Você poderia argumentar que este foi o primeiro jogo de futebol internacional.
Dê uma olhada neste vídeo de um jogador Cuju moderno.
Homem sente alegria jogando cuju, o pai do futebol moderno
Versão moderna do Cuju
Cuju não é o único candidato à primeira versão do futebol na história do esporte.
Outras culturas antigas também praticavam jogos de bola semelhantes. No entanto, suas regras muitas vezes não se pareciam tanto com o futebol moderno quanto Tsu Chu. (Para mais informações sobre outros países que reivindicam as origens do futebol, dê uma olhada no meu artigo – Como o futebol foi inventado.)

Primeiro futebol britânico
Porém, Cuju na China pode ser considerado um precursor do futebol como o conhecemos hoje. Não há dúvida de que os britânicos pegaram nas várias versões do jogo e moldaram-nas no desporto que conhecemos hoje.
A versão mais antiga conhecida do futebol britânico data do século VIII, quando os soldados britânicos inventaram o jogo chutando a cabeça decepada de um príncipe dinamarquês que haviam derrotado em batalha.
A notícia deste jogo da vitória se espalhou por todo o leste da Inglaterra, e outros começaram a reproduzir o jogo brutal e violento. Não era incomum naquela época pessoas morrerem jogando futebol.
Como resultado, o Rei da Inglaterra (Rei Eduardo III) decidiu aprovar uma lei em 1331 proibindo o futebol na Inglaterra. Ao fazer isso, ele esperava pôr fim ao passatempo mortal.
É claro que, como qualquer pessoa com uma criança pequena sabe, proibir algo só aumenta a sua atratividade.
Consequentemente, leis subsequentes foram aprovadas em 1424 e 1572 proibindo o desporto na Escócia e determinando que qualquer pessoa apanhada a jogar futebol seria condenada a uma semana de prisão.
Passariam quase 275 anos até que o futebol fosse legalizado novamente na Inglaterra
O futebol no Novo Mundo influencia o futebol britânico
Mais ou menos na mesma altura em que o futebol foi legalizado em Inglaterra, no início do século XVII, os colonos britânicos começavam a estabelecer-se no “Novo Mundo”.
Quando os colonos chegaram a Jamestown, observaram os nativos jogando um jogo de chute chamado Pasuckuakohowog.
Com base nas descrições do colono Roger Williams, os moradores locais jogavam na praia com gols marcados a uma milha de distância. Até 500 jogadores jogaram ao mesmo tempo e, embora o jogo muitas vezes resultasse em lesões corporais, não era para ser tão brutal quanto a versão em inglês.
Alguns historiadores acreditam que este jogo foi jogado no lugar da guerra para que vários grupos pudessem desabafar sem realmente lutar entre si. Após o jogo, os dois times fariam um banquete juntos em sinal de amizade.
É possível que esta versão um pouco menos violenta do futebol tenha impressionado os britânicos, pois parecem ter incorporado alguns aspectos da construção do campo no futebol moderno.
O Século do Futebol
O futebol moderno realmente começou (trocadilho intencional) em 1800, quando as comunidades da classe trabalhadora descobriram que poderiam usar o jogo para manter as crianças longe de problemas e ajudar a manter a boa forma física.
Ao longo da segunda metade do século XIX, jogadores e dirigentes ingleses transformaram o esporte em sua encarnação moderna.
A padronização do futebol começou verdadeiramente em 1815, com o estabelecimento de um conjunto de regras no Eton College.
Jogadores de futebol de 1800
Jogadores de futebol de 1800
A partir desse ponto da história do futebol, muita coisa aconteceu num espaço de tempo relativamente curto:
Em 1849, um conjunto padronizado de regras foi adotado pelas faculdades e universidades britânicas. Essas regras são conhecidas como Regras de Cambridge.
Em 1857, o primeiro clube da liga foi fundado em Sheffield, Inglaterra. O Sheffield FC ainda existe hoje e a FIFA o reconhece como o clube de futebol mais antigo do mundo.
Em 1860, o TSV München tornou-se o primeiro clube de futebol organizado na Alemanha; acabaria por se tornar a base do FC Bayern München, embora o TSV München 1860 ainda exista na 3ª Liga alemã.
Em 1863, a primeira liga americana de futebol, Oneida Football Club, foi fundada em Boston, Massachusetts.
Além disso, em 1863, a Associação de Futebol foi formada na Inglaterra, em 26 de outubro de 1863, quando onze times se reuniram para chegar a um acordo sobre regras e formato.
Em 1869, a Associação de Futebol alterou suas Leis do Jogo para incluir regras que proibiam os jogadores de usar as mãos, a menos que atuassem como goleiros.
