Por que a corrida de longa distância NÃO é boa para o futebol

Ao longo da história do futebol, os treinadores sempre fizeram os jogadores correrem longas distâncias com o objetivo de melhorar seu desempenho durante uma partida de futebol.

Embora isso seja comum, eu queria determinar se a corrida de longa distância é realmente boa para o futebol. Isso realmente ajuda ou pode até ser prejudicial? Aqui está o que descobri.

A corrida de longa distância não é boa para o futebol porque a corrida de longa distância e o futebol são dois tipos diferentes de atividade. Durante um jogo de futebol, os jogadores geralmente fazem várias corridas curtas e de alta intensidade. A corrida de longa distância condiciona os músculos para uma corrida longa e em ritmo constante.

Diferenças entre corrida de longa distância e futebol

Quando eu era mais jovem, meu treinador de futebol muitas vezes fazia com que eu e o resto do time corrêssemos longas distâncias para melhorar nossa resistência ou resistência. Corríamos pelo campo de futebol até ficarmos todos exaustos!

Agora, em certo nível, isso pode parecer fazer todo o sentido.

Jogar futebol envolve muita corrida, então melhorar a capacidade de um jogador correr por muito tempo deve ajudar, certo? Infelizmente, não é tão simples!

Embora tenha sido demonstrado que os jogadores de futebol muitas vezes correm 12 km durante um único jogo de futebol, você deve estar ciente de que nenhum jogador de futebol corre sem parar, em velocidade lenta e constante, do início ao fim de um jogo, como um corredor de longa distância faria.

Embora um jogador de futebol se mova continuamente ao longo de um jogo de 90 minutos, focar apenas em quanto tempo ele tem para se manter em movimento lhe dará uma imagem incompleta.

É essencial observar o tipo de movimento que eles estão fazendo.

Diferentes movimentos no futebol vs. corrida de longa distância

Existem 5 tipos diferentes de movimentos que um jogador de futebol faz durante um jogo:

Andando

Corrida

Corrida em baixa velocidade

Corrida em velocidade moderada

e corrida em alta velocidade

A combinação disso é o que torna o futebol tão emocionante.

Não é apenas um evento de ritmo único, mas há uma variação de ritmo de diferentes jogadores em momentos diferentes. Em alguns momentos, o jogo parece estar se movendo a 160 km/h, e em outros momentos é mais lento e estratégico.

Correr de longa distância não é assim. A corrida de longa distância consiste em manter um ritmo constante por um longo período.

Se um jogador de futebol atuasse dessa maneira, seria um espectador enquanto o jogo passasse por ele!

Velocidade diferente no futebol versus corrida de longa distância

Os corredores de longa distância também correm a uma velocidade diferente da de um jogador de futebol.

RunRepeat divulgou recentemente um relatório após coletar dados de 107,9 milhões de resultados de corridas nos últimos 30 anos.

Eles descobriram que um corredor de maratona masculino mantém um ritmo médio de 6,43 minutos por quilômetro, ou 10,34 minutos por milha. E uma corredora de maratona mantém uma velocidade média de 7,26 minutos por quilômetro, ou 11,55 minutos por milha.

Um corredor de longa distância manterá esse ritmo consistente durante a corrida.

A PlayerTek, uma empresa que fabrica rastreadores de fitness vestíveis premium e lida com grandes quantidades de dados de jogadores de futebol, descobriu que jogadores de futebol profissionais atingem uma velocidade máxima de 9,2 metros por segundo durante um jogo. Isso se converte em 20,6 mph ou 33,12 km/h

Ao contrário de um corredor de longa distância, um jogador de futebol atingirá essa velocidade máxima várias vezes durante um jogo de futebol.

Se você estiver interessado em obter um GPS vestível como o usado pelos profissionais, confira minha análise de suas duas melhores opções aqui.

Há uma grande diferença entre a velocidade de um corredor de longa distância em comparação com a de um jogador de futebol e o tipo de movimentos que ele realiza.

Certamente não faz sentido um jogador de futebol treinar fazendo um tipo de atividade que nunca faria durante um jogo?

Se você estiver interessado em descobrir quais suplementos podem ser benéficos para jogadores de futebol, dê uma olhada no meu artigo – A creatina é boa para jogadores de futebol?

Aeróbico vs. Exercício Anaeróbico

Definição de atividade anaeróbica vs anaeróbica

Como tenho certeza que você está começando a perceber, o maior problema da corrida de longa distância para o futebol é que o futebol e a corrida de longa distância são dois tipos diferentes de exercício.

A definição técnica para isso é que a corrida de longa distância é uma atividade aeróbica, mas o futebol é uma atividade anaeróbica.

Isto é um problema porque os dois tipos de atividade têm efeitos opostos no corpo.

O futebol é uma atividade majoritariamente anaeróbica. A maioria dos movimentos realizados durante uma partida de futebol são curtos e de alta intensidade. Existem certas posições, como o meio-campo, onde uma maior capacidade aeróbica é vantajosa, mas no geral o futebol é anaeróbico.

Para lhe dar uma definição para esses termos, a Healthline define exercício anaeróbico como “qualquer atividade que decompõe a glicose em energia sem usar oxigênio”.

O exercício aeróbico é definido como “qualquer tipo de condicionamento cardiovascular”.

A atividade essencialmente anaeróbica é qualquer coisa que envolva rápidas explosões de energia. Atividades como corrida ou movimentos bruscos requerem energia máxima por um curto período.

A atividade aeróbica consiste em manter uma ação por um longo período. Atividades como ciclismo, remo ou corrida de longa distância são excelentes exemplos disso.

Por que isso é um problema

Como já mencionei, e você já sabe, o futebol envolve muito mais explosões curtas e repentinas de energia (exercício anaeróbico) do que atividade contínua prolongada (exercício aeróbico).

Se você saísse e passasse muito tempo correndo longas distâncias em preparação para um jogo de futebol, estaria condicionando seu corpo para um tipo de atividade diferente daquela que é eficaz no futebol.

Na verdade, muita atividade aeróbica pode tornar o jogador mais lento. [fonte]

Isso se deve ao efeito que a longa distância tem sobre os músculos. Se você corre o tempo todo, seu corpo estará focado em construir suas “fibras musculares de contração lenta” em detrimento de suas “fibras musculares de contração rápida”. [fonte]

Isso é ótimo para atividades aeróbicas, como corridas de longa distância. No entanto, para um esporte como o futebol, você precisa se concentrar nas “fibras musculares de contração lenta”. Focar nessas fibras musculares é o que vai melhorar sua atividade anaeróbica e torná-lo um melhor jogador de futebol.

Leave a Comment